Tel: (82) 2122-9000
Exames Online

Notícias

02/08/2017

Doenças de inverno 

Rinite alérgica, gripe ou resfriado?  

Os sintomas podem ser parecidos, mas são patologias diferentes. Com a chegada do inverno, existe um maior número de casos dos problemas respiratório. Facilmente encontramos pessoas com prurido nasal (coceira no nariz), congestão nasal, espirros, coriza, e tosse. Devido os sintomas nasais estar presentes nessas patologias, as pessoas tende a confundir se é uma crise de rinite alérgica, uma gripe ou um resfriado. Podemos diferenciar de forma simples de cada uma dessas patologias, da seguinte forma:

A rinite alérgica é a inflamação da mucosa de revestimento nasal, mediada por IgE, após exposição a alérgenos (ácaros, polens, fungos, epitélio de animais, poeiras) onde os sintomas podem ser: uma obstrução nasal, coriza, espirros e prurido nasal. O número de sintomas, a intensidade e a frequência é variável para cada pessoa. Não é uma patologia contagiosa, e não causa febre. 

A gripe é uma infecção viral causada pelo vírus, da Influenza. Os sintomas são: febre alta, dores musculares, indisposição física, tosse, congestão nasal, secreção nasal espessa e podendo ficar amarelada com a evolução do processo. O tempo de recuperação é em torno de dez dias.

Já o resfriado é uma infecção viral causada normalmente pelo rinovírus, que tem como sintomas: secreção nasal, congestão nasal, espirros, dor de garganta, febre baixa. Os sintomas podem durar de dois dias a uma semana.

O tratamento da rinite alérgica é composto de três pontos importantes, como: controle ambiental, medidas farmacológicas (uso de anti-histamínico, corticoide tópico nasal) e imunoterapia especificam. Sendo este o único tratamento que muda a historia natural da doença. 

Para o tratamento da gripe e resfriado é indicado o uso de analgésicos, aumentar a ingestão de líquidos (beber água), manter uma alimentação saudável, e realizar a vacina contra a o vírus da gripe. 

Importante nunca realizar a automedicação, procure sempre o médico especialista.


Dr. Andre Felipe M. Casado
Alergia e imunologia RQE 2722
Crianças e adultos CRM 5133 

Contato

Endereços

Matriz: Rua Comendador Palmeira, 239 - Farol - 57.051-150 - Maceió/AL ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Unidade Mangabeiras: Rua Doutor Waldemiro Alencar Júnior, Mangabeiras - Maceió/AL

Central de Atendimento

(82) 2122-9000 / (82) 99999-7178

E-mail de Contato

Ou se preferir, preencha o formulário abaixo: