Tel: (82) 2122-9000
Exames Online

Notícias

03/09/2020

Coração: cuidados que devemos ter para prevenir doenças

Infelizmente, dados estatísticos mostram que as doenças do coração são as principais causas de morte no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 40 pessoas morrem por hora em consequência de doenças atreladas ao coração.


Geralmente, os homens com mais de 60 anos são os mais atingidos, no entanto, essas doenças também podem afetar os mais jovens. Por isso, tomar alguns cuidados ao longo da vida é necessário e, certamente, trará resultados a longo prazo.


Como prevenir as doenças do coração


É muito importante visitar o cardiologista e fazer exames de rotina. Com isso, é possível controlar a pressão arterial, os triglicerídeos e outras taxas para conhecer seu coração.


O estresse é inimigo do coração, portanto, relaxe e não tenha incômodos desnecessários. O estresse aumenta a pressão arterial, o pulso cardíaco e os níveis de hormônios que podem prejudicar o organismo.


Se você é fumante, abandone imediatamente o cigarro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todo ano mais de cinco milhões de pessoas morrem no mundo e a causa é o tabagismo.


A alimentação também influencia diversos fatores do corpo. Neste caso, a ingestão de sal, por exemplo, é um dos grandes vilões para as doenças cardíacas, pois contribui para o desenvolvimento da hipertensão.Então, tente substituí-lo por temperos e ervas naturais e evite alimentos industrializados. Consuma frutas, legumes, cereais e outros alimentos saudáveis. Peixes são excelentes fontes de ômega 3, nutriente super importante que protege o coração. A ingestão de gorduras e carnes vermelhas faz mal e é desnecessária se você quer ter uma vida saudável e longe de doenças graves.


Junto a isso, o consumo de água ajuda a evitar o aumento da pressão sanguínea, prevenindo, também, a hipertensão.Beber cerca de 2 litros de água por dia é o ideal, mas a quantidade exata para cada pessoa é única. Portanto, é essencial consultar seu médico para saber o quanto consumir.


Sedentarismo não faz bem a nenhuma pessoa. A prática de atividades físicas é benéfica a todos. Assim, os exercícios são um importante aliado para quem quer ter vida longa. O tipo de atividade independe, o importante é se mexer e não ficar parado. Caminhadas, natação, pilates, musculação, bicicleta ou qualquer outra atividade é boa para manter corpo e mente sã. Além do mais, movimentar o corpo contribui para a produção de serotonina, o hormônio da felicidade. E precisa mais para ser feliz?


É importante procurar um médico e realizar exames antes de iniciar qualquer prática esportiva. Desta forma, é possível saber o tipo de exercício mais indicado para o seu caso, também.


Órgão vital, o coração sofre com fatores como sedentarismo, cigarro, estresse e má-alimentação. Por isso cuide bem dele se você pretende ter uma vida longeva e com boa saúde.

Contato

Endereços

Matriz: Rua Comendador Palmeira, 239 - Farol - 57.051-150 - Maceió/AL ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Unidade Mangabeiras: Rua Doutor Waldemiro Alencar Júnior, Mangabeiras - Maceió/AL

Central de Atendimento

(82) 2122-9000 / (82) 99999-7178

E-mail de Contato

Ou se preferir, preencha o formulário abaixo: