Tel: (82) 2122-9000
Exames Online

Notícias

16/04/2019

Conheça a preparação de alguns exames

Para a realização de exames laboratoriais com resultados seguros é fundamental estar atento e seguir algumas instruções quanto a procedimentos pré-exame, preparo do paciente e coleta das amostras. Para auxiliá-lo, separamos as recomendações e instruções de coleta mais comuns. É importante segui-las:

Colesterol Total e Frações – As taxas de colesterol são medidas por meio de um exame de sangue. O ideal é que ele seja feito ao menos uma vez ao ano. Para realizá-lo não necessário jejum.

Hemograma – É um conjunto de parâmetros, que determina quantitativa e qualitativamente os elementos figurados do sangue por meio de um analisador hematológico automático e reavaliação microscópica. Não é necessário jejum prévio,  recomenda-se evitar a prática de exercício físico antes da coleta.

Glicemia – Tem como objetivo monitorar as taxas de açúcar no sangue e prevenir doenças como, por exemplo, a diabetes. Para realizar este exame é necessário não praticar atividades físicas 12 horas antes da coleta e realizar um jejum de, no mínimo, 8h às 10h horas.

PSA / Livre Total – É feito através da coleta de uma pequena amostra de sangue. Para realizá-lo, é necessário três dias de abstinência sexual antes do exame. 24 horas sem fazer exercícios físicos. Jejum não obrigatório. Após ultrassom retal para exame da próstata, aguardar três dias.

Coleta de Cultura Orofaringe – Realização da cultura para identificação de microorganismo patogênico à orofaringe. Antes do exame não usar medicamentos tópico nas últimas 6 horas. O jejum não interfere no exame propriamente dito, mas é recomendado que a coleta da amostra seja feita no mínimo 2 horas após refeição. A preferência é que não está tomando antibióticos no mínimo sete dias.

Coleta de Urina 24 horas – A urina de 24 horas é um exame solicitado para quantificar a excreção diária de determinadas substâncias na urina.  Para realiza-lo ao acordar, despreze toda urina e anotar o horário. A partir da segunda urina em diante, coletar integralmente toda urina feita durante 24 horas (dia/noite). Refrigerar a urina desde o início da coleta. Não fazer esforço físico durante a coleta. O paciente deve manter sua rotina diária, Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, excerto sob orientação médica.  Utilizar recipiente fornecido  pelo laboratório.  

Coleta Cultura de Urina – O exame serve para diagnosticar problemas que afetam o sistema renal e urinário. Para realiza-lo é necessário que seja feita a higiene genital com sabão e água corrente antes de colher a urina (preferencialmente a primeira urina do dia). Desprezar o primeiro jato de urina e colher o jato médio evitando encher demais o coletor. Ao coletar caso esteja menstruada. É preciso se certificar se o recipiente está fechado para evitar vazamento e contaminação. Dê preferência não está tomando antibióticos ou usando cremes vaginais, caso contrário, aguardar sete dias após o termino do tratamento. Leve para o laboratório até duas horas após a coleta.  Use o recipiente fornecido pelo laboratório ou compre em farmácias. 

Citologia – O exame verifica alterações nas células do colo do útero. Para realiza-lo é preciso permanecer três dias de abstinência sexual, sem usar cremes vaginais ou duchas no banho. Coletar após três dias do término da menstruação.

É importante dizer que o não cumprimento dessas orientações poderá comprometer o resultado do exame ou acarretará e uma nova solicitação médica.


Horários de coleta:

Sabin Farol e Mangabeiras

Segunda à Sexta: das 6h30 às 11h

Sábado: das 6h30 às 10h30

Mais informações você pode ligar para (82) 2122-9000

Contato

Endereços

Matriz: Rua Comendador Palmeira, 239 - Farol - 57.051-150 - Maceió/AL ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Unidade Mangabeiras: Rua Doutor Waldemiro Alencar Júnior, Mangabeiras - Maceió/AL

Central de Atendimento

(82) 2122-9000 / (82) 99999-7178

E-mail de Contato

Ou se preferir, preencha o formulário abaixo: