Assim como o câncer de mama tem o Outubro Rosa, a amamentação também ganhou um mês para chamar de seu: o Agosto Dourado, com o lema “Todos Juntos Pela Amamentação”. Serão 31 dias para intensificar o que precisa ser trabalhado durante todo o ano: a importância do aleitamento materno.
O leite materno é o primeiro alimento do bebê e deve ser exclusivo até os seis meses de vida. Como ele apresenta todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê, até completar essa idade não deve ser oferecida nenhuma comida ou bebida à criança, nem mesmo água. Após completar seis meses, recomenda-se que o aleitamento materno continue até, pelo menos, os dois anos de vida, associado a uma alimentação complementar.
A amamentação precoce, ou seja, nos primeiros minutos vida da criança é um dos temas levantados durante o Agosto Dourado. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o aleitamento deve ser iniciado ainda na primeira hora de vida para garantir uma série de benefícios tanto à mãe e quanto ao bebê.
Quanto mais cedo a amamentação começa, maior seu tempo de duração. Além disso, o aleitamento ainda da sala de parto melhora a interação entre a mãe e o bebê, diminui o risco de hemorragia materna e de mortalidade neonatal.
A amamentação nesse período também é interessante porque o primeiro leite produzido após o parto, que recebe o nome de colostro, será a primeira imunização do recém-nascido. O contato entre a pele da mãe e do bebê também traz benefícios ao bebê, já que permite o contato da criança com a flora bacteriana materna.
Matriz: Rua Comendador Palmeira, 239 - Farol - 57.051-150 - Maceió/AL ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Unidade Mangabeiras: Rua Doutor Waldemiro Alencar Júnior, Mangabeiras - Maceió/AL
Central de Atendimento
(82) 2122-9000 / (82) 99909-5311