Tel: (82) 2122-9000
Exames Online

Notícias

05/05/2021

Principais exames de laboratório na gestação

Estamos no mês de maio, mês das mães e temos informações importantes. Realizar os exames de pré-natal no período correto é fundamental para uma gravidez tranquila. Afinal, eles ajudam a acompanhar a evolução da gestação, identificando possíveis problemas e garantindo uma boa saúde para o feto e para futura mamãe.


Atualmente, existe uma série de recomendações que ginecologistas, obstetras e outros profissionais da saúde propõem para que as gestantes tenham uma gravidez tranquila, evitando eventuais problemas e prevenindo adversidades futuras.


Por mais que o isolamento social seja importante, a pandemia decorrente do novo coronavírus não elimina a necessidade de fazer os exames do pré-natal. Para garantir a segurança das futuras mamães, basta escolher uma clínica que esteja seguindo os protocolos recomendados pelos órgãos de saúde para minimizar o risco de transmissão da Covid-19.


Dito isso, confira a lista dos principais exames para fazer na gravidez. Caso seu obstetra tenha deixado de pedir algum, não se preocupe. É esperado que as solicitações variem, conforme o estado clínico de cada gestante.


FASE PRÉ-NATAL

Todos os exames realiza dos nesta fase são de extrema importância, pois eles identificam como está a saúde atual da gestante. O acompanhamento, chamado de pré-natal, pode variar, mas na maioria dos casos ocorre uma vez por mês.

O Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento (PHPN), pertencente ao Ministério da Saúde, recomenda a realização de, no mínimo, seis consultas pré-natais distribuídas da seguinte maneira: uma no primeiro trimestre, duas no segundo trimestre e três no terceiro trimestre.

É também nesse período que a gestante passa por um acompanhamento médico-obstetra, no qual são esclarecidas dúvidas a respeito das mudanças corporais como manchas na pele, desconforto nas costas, inchaço nos pés, ganho de peso etc.


PRINCIPAIS EXAMES


  • Hemograma completo

Esse exame indica a avaliação dos compostos presentes no sangue, como glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Por meio do hemograma, é possível descobrir se a gestante possui anemia ou alguma infecção e qual o estado do seu sistema imunológico.

O hemograma deve ser realizado na primeira consulta da gestação, podendo ser repetido em outros trimestre, de acordo com as recomendações do obstetra.

  • Glicemia

Esse exame, realizado em jejum pela grávida, indica a quantidade de açúcar no sangue. Se forem apresentados níveis muito altos, pode significar uma diabetes gestacional, altamente prejudicial para o feto. Se forem baixos, a paciente pode ter tonturas, desmaios e taquicardias.

A glicemia deve ser realizada logo na primeira bateria de exames pré-natais. Já a curva de glicemia (teste oral) é sempre pedida a partir do 5º mês.

  • Sistema ABO e fator Rh

O procedimento indica qual é o tipo de sangue da grávida, fundamental para saber qual o sangue ajudará em possíveis transfusões sanguíneas. Mães que possuem fator Rh negativo e que têm bebês com fator positivo, por exemplo, podem resultar em um quadro chamado de eritroblastose fetal. Quando os sangues de tipos distintos entram em contato, anticorpos anti-Rh são formados, podendo destruir hemácias do próximo feto que a mulher vier a ter. Esse exame também é solicitado nas primeiras consultas, sem necessidade de ser repetido.

  • Sorologia para HIV e VDRL

Esse exame é fundamental para saber se a mãe é soropositiva, com o vírus HIV no sangue, com indícios (ou não) de desenvolver AIDS. Caso o resultado seja positivo, o HIV pode prejudicar o sistema imunológico do feto, causando complicações em diversos órgãos. Ele é requisitado logo no início do pré-natal.

  • Exame de TORCHS– toxoplasmose, rubéola, herpes e sífilis

As evidências a favor e contra o rastreamento das TORCHS (toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, herpes simples e sífilis) variam muito quando são consideradas as condições de saúde pública e os dados epidemiológicos da população. Essas doenças são agrupadas em uma mesma sigla, pois possuem apresentação clínica semelhante.

  • Citomegalovírus, herpes simples vírus, sífilis e hepatite B

Podem ocasionar transmissão vertical das infecções da mãe para o filho e podem aumentar a morbimortalidade do binômio mãe-filho. Quando não diagnosticadas e tratadas adequadamente, ocasionam um sério problema de saúde pública. É muito importante que os testes sejam realizados logo no início do pré-natal e repetidos no terceiro trimestre.

Resultados adequados: se a infecção é antiga, os valores de IgM apresentam como baixos e os de IgG altos.

  • Urina

Exame geral de indicativo clínico que pode identificar se a gestante possui alguma infecção urinária. Caso seja positiva a presença desta infecção, é preciso tratá-la o quanto antes, pois as bactérias da região íntima podem ir para outras partes do corpo, como rins e fígado. O exame de urina é realizado nas primeiras semanas da gestação e precisa ser repetido no último trimestre.

  • Fezes

O exame mostra alguns tipos de verminoses que podem estar no organismo da grávida. Caso sejam comprovadas, precisam ser tratadas, pois podem criar ou aumentar quadros de anemia, bastante preocupantes para a gestante. Ele é realizado logo nas primeiras semanas de gestação.


Agora que você já sabe quais são os exames mais procurados pelas gestantes, o Laboratório Sabin está preparado para receber as futuras mamães. Conte com a gente sempre para oferecer segurança e precisão em cada exame!

Contato

Endereços

Matriz: Rua Comendador Palmeira, 239 - Farol - 57.051-150 - Maceió/AL ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Unidade Mangabeiras: Rua Doutor Waldemiro Alencar Júnior, Mangabeiras - Maceió/AL

Central de Atendimento

(82) 2122-9000 / (82) 99999-7178

E-mail de Contato

Ou se preferir, preencha o formulário abaixo: