Tel: (82) 2122-9000
Exames Online

Notícias

08/06/2021

Por que o teste do pezinho é importante para a saúde dos bebês?

Você certamente ouviu falar dos cuidados essenciais que devem ser ministrados ao recém-nascido. Um dos mais importantes é o Teste do Pezinho, que geralmente já é feito na própria maternidade. Porém, se não for, é muito importante buscar fazê-lo o quanto antes, pois ele é fundamental para a saúde do seu bebê.


Fazer o Teste do Pezinho é algo de fundamental importância para a saúde do seu bebê. Isso porque o teste permite o diagnóstico precoce de muitas condições de saúde genética, infecciosa e metabólicas. As doenças identificadas pelo teste são doenças sanguíneas como a anemia falciforme, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, deficiência de biotinidase e fenilcetonúria.


Outro motivo para fazer o Teste do Pezinho é a obrigatoriedade legal. O exame é obrigatório para todos os recém-nascidos no território nacional. De fato, alguns municípios não permitem nem mesmo que a criança seja registrada se não for apresentado o documento que comprove que o Teste do Pezinho foi feito.


Quais as consequências de não fazer o Teste do Pezinho?


Se o Teste do Pezinho não for efetuado, é extremamente difícil diagnosticar boa parte das doenças aqui citadas. Isso porque são condições que podem demorar muito a apresentar sintomas. Se não forem tratadas adequadamente, podem trazer sérias consequências. 


Como funciona o Teste do Pezinho?

Ele é um teste muito rápido, que consiste simplesmente em coletar uma pequena amostra de sangue do pé do bebê. Ele é feito nessa região do corpo pela alta circulação de sangue.

É importante lembrar que o teste do pezinho não  funciona como um filtro que permite a primeira identificação da existência das condições. Se ele der positivo para algumas das doenças, os pais serão orientados a como proceder dali em diante.


Realize o Teste do Pezinho no Sabin. Nós dispomos de profissionais preparados para coleta de recém-nascidos.

Contato

Endereços

Matriz: Rua Comendador Palmeira, 239 - Farol - 57.051-150 - Maceió/AL ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Unidade Mangabeiras: Rua Doutor Waldemiro Alencar Júnior, Mangabeiras - Maceió/AL

Central de Atendimento

(82) 2122-9000 / (82) 99999-7178

E-mail de Contato

Ou se preferir, preencha o formulário abaixo: