Tel: (82) 2122-9000
Exames Online

Notícias

16/07/2021

Hepatites Virais: diagnóstico precoce é o primeiro passo para cura

Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas.


O que são hepatites virais?

São doenças silenciosas, causadas por vírus que prejudicam o fígado e podem levar à cirrose e ao câncer. Existem vários tipos de hepatites classificadas por letras do alfabeto: A, B, C, D e E.


Como é feita a transmissão de hepatites virais?

As hepatites A e E são transmitidas pela via orofecal e causam infecções agudas benignas, que evoluem para a cura sem necessidade de tratamento específico. As hepatites B, C e D podem evoluir para a hepatite crônica, que tem como principais complicações a cirrose e o carcinoma hepatocelular.


Você não contrai hepatite b e c por:

·  Tosse ou espirros;

·  Beijos ou abraços;

·  Aleitamento materno;

·  Alimentos ou água;

·  Contato casual (como no ambiente do escritório);

·  Compartilhamento de utensílios para comer ou beber.


A evolução das hepatites varia conforme o tipo de vírus

Os vírus A e E apresentam apenas formas agudas de hepatite (não possuindo potencial para formas crônicas). Isso quer dizer que, após uma hepatite A ou E, o indivíduo pode se recuperar completamente, eliminando o vírus de seu organismo. Por outro lado, as hepatites causadas pelos vírus B, C e D podem apresentar tanto formas agudas quanto crônicas de infecção, nesse último caso, quando a doença persiste no organismo por mais de seis meses.


Como é feito o diagnóstico de hepatites virais?

O diagnóstico laboratorial das hepatites virais inclui as provas da função hepática e a pesquisa de marcadores sorológicos específicos (antígenos e anticorpos). Testes complementares para a detecção direta do genoma viral podem ser necessários para confirmação diagnóstica, determinação do genótipo infectante ou monitoramento da resposta à terapia antiviral.


Grávidas devem fazer o teste?

É muito importante que todas as gestantes façam uma análise de sangue para as hepatites no início da gravidez, já que o vírus pode ser transmitido ao feto por meio da gestação, no parto ou durante o aleitamento materno.


Faça seus exames de rotina e previna-se contra a doença.

Contato

Endereços

Matriz: Rua Comendador Palmeira, 239 - Farol - 57.051-150 - Maceió/AL ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Unidade Mangabeiras: Rua Doutor Waldemiro Alencar Júnior, Mangabeiras - Maceió/AL

Central de Atendimento

(82) 2122-9000 / (82) 99999-7178

E-mail de Contato

Ou se preferir, preencha o formulário abaixo: