Grave problema de saúde pública
no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por
vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por
doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem
sempre apresentam sintomas.
O que são hepatites virais?
São doenças silenciosas, causadas por vírus que prejudicam o fígado e podem levar à cirrose e ao câncer. Existem vários tipos de hepatites classificadas por letras do alfabeto: A, B, C, D e E.
Como é feita a transmissão de hepatites virais?
As hepatites A e E são transmitidas pela via orofecal e causam infecções agudas benignas, que evoluem para a cura sem necessidade de tratamento específico. As hepatites B, C e D podem evoluir para a hepatite crônica, que tem como principais complicações a cirrose e o carcinoma hepatocelular.
Você não contrai hepatite b e c por:
· Tosse ou espirros;
· Beijos ou abraços;
· Aleitamento materno;
· Alimentos ou água;
· Contato casual (como no ambiente do escritório);
· Compartilhamento de utensílios para comer ou beber.
A evolução das hepatites varia conforme o tipo de vírus
Os vírus A e E apresentam apenas formas agudas de hepatite (não possuindo potencial para formas crônicas). Isso quer dizer que, após uma hepatite A ou E, o indivíduo pode se recuperar completamente, eliminando o vírus de seu organismo. Por outro lado, as hepatites causadas pelos vírus B, C e D podem apresentar tanto formas agudas quanto crônicas de infecção, nesse último caso, quando a doença persiste no organismo por mais de seis meses.
Como é feito o diagnóstico de hepatites virais?
O diagnóstico laboratorial das hepatites virais inclui as provas da função hepática e a pesquisa de marcadores sorológicos específicos (antígenos e anticorpos). Testes complementares para a detecção direta do genoma viral podem ser necessários para confirmação diagnóstica, determinação do genótipo infectante ou monitoramento da resposta à terapia antiviral.
Grávidas devem fazer o teste?
É muito importante que todas as gestantes façam uma análise de sangue para as hepatites no início da gravidez, já que o vírus pode ser transmitido ao feto por meio da gestação, no parto ou durante o aleitamento materno.
Faça seus exames de rotina e previna-se contra a doença.
Matriz: Rua Comendador Palmeira, 239 - Farol - 57.051-150 - Maceió/AL ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Unidade Mangabeiras: Rua Doutor Waldemiro Alencar Júnior, Mangabeiras - Maceió/AL
Central de Atendimento
(82) 2122-9000 / (82) 99909-5311