Tel: (82) 2122-9000
Exames Online

Notícias

28/09/2021

Coração: cuidados que devemos ter para prevenir doenças

A saúde do coração merece a nossa total atenção, não apenas no sentido de tratar as doenças cardíacas existentes, mas principalmente para poder preveni-las.

Caso você não saiba, as enfermidades cardíacas são a maior causa de morte em países desenvolvidos e emergentes — e o Brasil não está fora dessa estatística. De acordo com o Ministério da Saúde, alguns dados sobre a saúde do coração no Brasil apontam que o número de pessoas que sofrem de problemas cardíacos chega a 300 mil. Isso significa uma morte a cada dois minutos.

Entre os problemas mais comuns, estão o acidente vascular cerebral (AVC), seguido por infarto, parada cardíaca devido à insuficiência cardíaca e ainda doenças ocasionadas pela hipertensão.

Entretanto, o que todos deveríamos saber é que 80% desses casos poderiam ser evitados com simples alterações nos hábitos de vida — a começar por evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, o fumo e o sedentarismo.

Os hábitos saudáveis devem fazer parte da vida do ser humano desde sempre. Entre os 35 e 40 anos é recomendável, pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), procurar um médico para fazer um check-up completo do coração. Um simples exame de sangue poderá apontar o risco de a pessoa sofrer um infarto em cinco ou 10 anos. Quem puder fazer toda a bateria de exames, terá uma noção mais próxima da realidade sobre o que fazer para preservar a saúde e evitar um infarto ou um derrame cerebral.

Lembre-se que as pessoas com o histórico familiar de problemas no coração, aquelas que estão acima do peso ideal, fumam ou possuem outras doenças associadas, como diabetes, hipertensão e aterosclerose possuem mais chances de ser acometidas por doenças cardíacas. Estes e outros sintomas, como dificuldade para dormir com a cabeceira baixa, batimentos cardíacos fora do normal e pele pálida ou azulada já são motivos suficientes para procurar um especialista.

Contato

Endereços

Matriz: Rua Comendador Palmeira, 239 - Farol - 57.051-150 - Maceió/AL ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Unidade Mangabeiras: Rua Doutor Waldemiro Alencar Júnior, Mangabeiras - Maceió/AL

Central de Atendimento

(82) 2122-9000 / (82) 99999-7178

E-mail de Contato

Ou se preferir, preencha o formulário abaixo: