As infecções respiratórias agudas, conhecidas também como síndrome gripal, resfriado ou viroses, são as principais causas de morbidade e mortalidade em pacientes pediátricos e adultos em todo o mundo. Essas infecções podem ser causadas por vírus e bactérias.
O diagnóstico das infecções bacterianas pode ser realizado por um exame clínico, o que muitas vezes leva o paciente a obter uma receita médica (empírica) no próprio consultório. As infecções virais respiratórias por muitos anos foram subestimadas pela falta de costume em solicitar um diagnóstico laboratorial. Realizar o tratamento sem diagnóstico preciso pode induzir ao erro, ou mesmo agravar a situação do paciente quando se espera a evolução da doença para observar novos sinais ou sintomas.
Pacientes pediátricos, imunocomprometidos e idosos demoram ainda mais no desenvolvimento de sinais e sintomas clínicos que podem ajudar na diferenciação e tratamento, cursando com piores prognósticos e aumentando a mortalidade. O diagnóstico molecular precoce é capaz de diferenciar os principais agentes etiológicos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
A rapidez no diagnóstico é essencial para o médico ter a chance de mudar para um melhor desfecho clínico de infecções virais causadas por SARS-CoV-2, H1N1, Vírus Sincicial Respiratório, Adenovírus e etc.
Matriz: Rua Comendador Palmeira, 239 - Farol - 57.051-150 - Maceió/AL ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Unidade Mangabeiras: Rua Doutor Waldemiro Alencar Júnior, Mangabeiras - Maceió/AL
Central de Atendimento
(82) 2122-9000 / (82) 99909-5311