Tel: (82) 2122-9000
Exames Online

Notícias

11/05/2022

Especial mês das mamães

O acompanhamento pré-natal é essencial para garantir uma gestação saudável e um parto seguro

A gravidez é um momento especial que requer atenção e cuidado tanto com a mãe como com o bebê. Assim que descobre a gravidez, a futura mamãe deve escolher o obstetra que irá acompanhá-la durante todo o processo. Além das consultas, ele irá solicitar uma série de testes. Os exames durante a gestação são importantes para monitorar a saúde da mulher e do bebê.

Durante o pré-natal, a saúde da mãe e do filho são controladas minuciosamente para prevenir e tratar qualquer distúrbio a tempo. Por meio dos exames clínicos, o obstetra avalia as condições físicas da mulher grávida e o desenvolvimento do feto.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), há uma variação entre os exames pedidos pelos obstetras. Mas certos exames são obrigatórios e toda gestante deve fazer:

  • Hemograma:  Tem a finalidade de diagnosticar possíveis anemias, infecções no sangue e deficiência das plaquetas, responsáveis pela coagulação sanguínea.
  • Tipagem Sanguínea: Fundamental saber o tipo de sangue da mãe e, dependendo do caso, do papai também, pois pode estar relacionado a doenças que prejudicam o desenvolvimento fetal. Realizado no início do pré-natal.
  • Glicemia: Avalia a taxa de açúcar no sangue, que pode estar relacionada ao desenvolvimento de Diabetes na gestação.
  • Urocultura: Serve para detectar uma possível infecção urinária que poderia prejudicar o desenvolvimento fetal ou precipitar um trabalho de parto prematuro.

  • Sorologias: São exames sanguíneos que visam detectar doenças contagiosas que podem estar relacionadas às más formações fetais, tais como: HIV, Sífilis, Hepatite B e C, Toxoplasmose, Rubéola, Citomegalovírus, entre outras.
  • TSH e T4 livre: Exames para avaliar a função da tireoide, que pode estar comprometida na gestação.

Mais exames podem ser solicitados, dependendo de cada gestação. Por isso é fundamental o acompanhamento regular com o seu médico.

Contato

Endereços

Matriz: Rua Comendador Palmeira, 239 - Farol - 57.051-150 - Maceió/AL ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Unidade Mangabeiras: Rua Doutor Waldemiro Alencar Júnior, Mangabeiras - Maceió/AL

Central de Atendimento

(82) 2122-9000 / (82) 99999-7178

E-mail de Contato

Ou se preferir, preencha o formulário abaixo: